sexta-feira, 6 de julho de 2012

Aleitamento materno exclusivo. Exclusivo mesmo!


Todo dia, após o banho de sol de Chloe, eu ia com ela na farmácia mais próxima para....namorar as latas de leite em pó. Louca. Maluca. Chloe sentadinha no canguru e eu:
-"Peraí, filha, oooolha essa, especial e sem lactose! E essa aqui, ó: potencializada com ferro! Hummm"
Os vendedores desistiram de perguntar se eu queria ajuda.
- "Obrigada, tô só olhando!"

Isso porque escutei muito a teoria de que uma mamadeira de fórmula infantil à noite faria o bebê chapar melhor durante o sono. Como Chloe é esfomeada, e acorda 3, 4 vezes para mamar, essa ideia sempre foi uma tentação para mim.

A verdade é que aos 4 meses Chloe só mamou no peito. Amamentação exclusiva meeeesmo, seguindo a teoria de que só o aleitamento exclusivo evita que a criança desenvolva alergias etc etc. Nem chá, nem água. Sem nenhum diazinho de fórmula. Livre demanda, ela mama a hora que quer, quanto quiser. Talvez por isso, ou porque tivemos uma boa relação nesse quesito, Chloe sempre engordou acima da média, sempre esteve bem de saúde. Claro que se ela não tivesse ganho peso, ela teria entrado na fórmula, sem crise alguma, afinal o que vale é a saúde do bebê! (e toda mãe quer ver é o bebê gooooordo, né não?)

O que compartilho aqui é que, amigaaa, esse compromisso do aleitamento não é mole. A teoria é linda, a prática é dedicação pura, e aí cada um encara de um jeito. E olha que no meu caso tive vários pontos positivos, pois não "empedrei" o leite, não rachei o peito por mais que 4 dias etc etc etc. Mas dar somente o peito, para mim, é viver exclusivamente mesmo para o seu filho! É não ir ali na esquina porque o bebê pode querer mamar. Tá, vc pode tirar o leite e deixar na mamadeira e uma babá depois dá . Não é o meu caso, não tenho babá e Chloe não aceitava a mamadeira.

Amamentar exclusivamente é almoçar no shopping com o filho agarrado nas mamas, é ter o peito mais manjado da cidade! É traumatizar um menininho de 8 anos no shopping porque viu seu peito escapulir!

(Desculpa a tia, viu?)


Mamas pra que te quero!!! E...é criar um SENHOR laço com seu bebê...ihhh isso é.
Nesse papo das campanhas de amamentação, acho que o ponto mais certeiro é sobre o apego do bebê com você, você com ele. Tipo Tim Maia, eu e você, você e eu, juntinho!

E a 1 mês do meu retorno ao trabalho, este é o dilema do momento. Curtir cada segundo que Chloe, nos suspiros entre uma sucção e outra, dá um sorriso para mim e pronuncia algo como (dizem) "anguuuu". (Sacanagem, Chloe, angu???)

Como viajo a trabalho, não será tarefa fácil para mim tirar o leite, porque em alguns casos nem terei onde armazenar. Mas uma coisa de cada vez, né não? Primeiro tenho que acostumar Chloe com a mamadeira, depois ver o quê de fato ela consumirá, se será meu leite mesmo ou a fórmula. Prometo contar tudo aqui, quanto à marca do leite, reações adversas, rs, e também se terei sucesso mantendo apenas meu leite ou não.

O fato é que ameeeeei (ai, esse verbo no passado não!)e ainda amo a experiência de amamentar. Não sou mais mãe porque amamentei exclusivamente. Acho que fiquei é mais dependente, tanto que morri de ciúme quando tentei, esta semana, ver se Chloe pegava o bico da mamadeira! Dava um segundo da mamadeira e já dizia "ih, presta não, não pega, não pega", dando como derrotada aquela minha inimiga de plástico e bico de silicone!

Bem, volto em breve com mais leite, ops, mais notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário