sexta-feira, 13 de abril de 2012

Encomendando Chloe

Eu ainda não tinha uma obstetra escolhida para cuidar da minha gestação. Uma de minhas melhores amigas é obstetra: Dra. Germana Dias Costa. Por ter um grande envolvimento emocional comigo, não seria recomendável que ela cuidasse da minha gravidez. E o que ela fez foi buscar indicação de alguém fera pra cuidar de mim, ou melhor, nós. Cabeçuda como sempre foi, um ET tamanha a inteligência, me encaminhou para quem hoje eu morro de paixão e sou fã número 1: Dra Maria Alice. Tá, obvio que toda gravida vai dizer que o seu medico é "o cara". Seria loucura mãe que entregasse um assunto tão sério a alguém que não tenha lá tanta confiança. O que eu sei é que minha confiança nessa médica foi gigantesca. E aí eu teria a primeira lição que guardei pra mim: se vc confia meeesmo no seu médico, sua gravidez será a mais tranquila possivel (salvo casos inevitaveis de problemas de saude na gestação).

Eu era aquela paciente que só ouvia, pouco perguntava:
-você não vai me perguntar nada? Ta tudo bem?
-ué, você já me disse tudo, então tá tudo bem.
Na verdade eu liguei pra ela duas vezes durante toda a gestação. Uma foi pra compartilhar o sofrimento vascaíno na final da Taça Rio. Outra foi pra dizer: - Doutora, to com uma dor assim, vindo de 7 em 7 minutos, mas sabe como é, não entendo disso, e desculpe estar te atrapalhando... E 7 horas depois Chloe nascia. As perguntas mesmo sobre gestação vinham do marido, que não aceitou ser coadjuvante nesse filme.
-Dra, se ela agachar muito, dilata? E sexo ajuda a dilatar, não é???
A ultima participação dele foi na cena em que ela manualmente descolou a minha bolsa no consultório. Ui!
- Querida, vai te incomodar um pouquinho viu? disse minha santa médica.
- Isso aí doutora! Pode caprichar que não aguento mais de curiosidade pra ver minha filha!!
Pausa. Paciente e médica se olham.
- Dra, faz isso nele???!
Piadas à parte, fui muito bem orientada em todo o pré-natal, o que foi ótimo para filtrar a opinião de muita gente, mães e não mamães que devem ter cursado Obstetrícia em algum período que não sei, tamanha a confiança no que dizem. Eh claaro que muitas dicas foram boas, mas tem uns casos.. É de morrer de rir!


Alguns mitos que desvendei na minha gravidez:
- algumas mães podem comer coisa crua e comida japonesa. E isso não é porque o "meu médico é super legal". Isso é porque o seu, o meu, os nossos médicos pedem uma bateria de exames no início da gravidez, dentre eles, a toxoplasmose. Não sei e nem tenho como falar com propriedade sobre isso, mas o fato é que cada caso é um caso.
- sobre ingestão de bebidas alcoolicas: cada medico tem uma opinião, mas o fato é que quem libera, não vai liberar jamais um porre!
- sobre cordão umbilical no pescoço do bebê: isso não impede parto normal nãão! Contarei meu caso em outro post.

Ah, uma ideia muito bacana da minha méedica e que agiliza a vida de mamães que não tem tanto tempo de sobre: no inicio da gestação, veja se seu medico já pode te dar todos os pedidos de ultras que você terá que fazer. Isso é otimo, porque você liga para a clinica e marca tudo de uma vez. Voilá!



segunda-feira, 2 de abril de 2012

Por que mais um blog sobre gravidez e bebês?

Há algum tempo leio blogs sobre gravidez, filhos. Mesmo ainda não sendo mãe, eu achava um barato o papo de muitas dessas mulheres. Talvez tudo tenha começado por causa de uma amiga roteirista-descolada-criativa que criou um blog logo que engravidou da tão desejada filha. E nisso fui visitando outros diários de mães figuraças que existem por aí. A lista é enorme, tem muita mamãe criativa no pedaço.
Pois então. O Papo Fraldinha não tem por objetivo ser um blog de sucesso como tantos outros. Explico: eu me tornei mãe, há apenas 18 dias, da pequenina Chloe. Nem preciso dizer o quanto estou encantada por ter adentrado num mundo que tanto ouvi falar, que tanto sonhei. Parece que abriram uma porta para um planeta mágico, emocionante, paradisíaco, mesmo com todo o cansaço que esse início da vida de um bebê gera nos pais.
E como mãe de primeira viagem, estou me deparando com inúmeras situações que me levam ao google entre uma mamada e outra. E nisso vi que papo de mãe para mãe nunca é demais! Mesmo com os zilhões de blogs e sites sobre bebês, o que toda e qualquer mãe quer é ouvir tudo o que pode sobre o melhor para o seu filho.
Mesmo sendo iniciante, se esse blog servir para outras mães que assim como eu apelam para o Google para acalmar suas dúvidas, então o objetivo terá sido alcançado! Achei tanto conforto em textos escritos por outras mães, que espero poder trazer algo a mais sobre essa minha mais nova vida também. Mesmo ainda estando em aprendizado, possivelmente irei validando mais a frente algumas coisas que direi agora...o fato é que estou com a melhor das intenções, tá? Mas uma coisa eu já aprendi: eu sou a melhor mãe que minha filha poderia ter. Ah, sou!